O handebol é um esporte internacional no qual há muitas coisas que são permitidas e muitas coisas que não são. As regras do handebol foram criadas para garantir um jogo seguro e justo para ambas as equipes. A seguir, uma análise do que é permitido e do que não é permitido no handebol.
Tabela de conteúdos
O que é permitido no handebol?
Entre as jogadas e regras básicas sobre o que é permitido no handebol, podemos mencionar as seguintes:
[amazon bestseller=”bolas handebol” items=”2″ grid=”2″]
- Arremesso ao gol: os jogadores podem arremessar ao gol de qualquer lugar do campo, desde que não entrem em contato com a linha de gol ou com a área do goleiro.
- Passe: os jogadores podem passar a bola para os companheiros de equipe com as mãos ou com os pés. Até mesmo passes por cima da cabeça são permitidos.
- Dribles: os jogadores podem driblar a bola com uma mão ou alternar entre as duas, desde que não levantem a bola por cima do ombro.
- Bloqueio: os jogadores podem bloquear os adversários com o corpo para detê-los, desde que não haja empurrões ou agarrões.
- Recuperação: os jogadores podem recuperar a bola do adversário interceptando ou rebatendo, desde que não cometam faltas no processo.
Agora, há outros movimentos e regras permitidos no handebol, que são detalhados a seguir:
- Empurrar e golpear a bola: é possível golpear sem segurar a bola com as mãos, os braços, a cabeça, o tronco, as coxas e os joelhos.
- Segurar: a bola pode ser segurada por 3 segundos, seja nas mãos ou no chão, e depois disso ela deve ser arremessada ou passada.
- Entregar a bola: é possível entregar a bola sem arremessá-la.
- Passe: é possível dar até 3 passos com a bola em posse, após os quais é necessário fazer um passe ou um passe. No último caso, é possível dar 3 novos passos após o chute.
- Substituição do goleiro: o goleiro pode ser substituído durante uma jogada por um jogador de campo para realizar um ataque ou uma jogada.
O que não é permitido no handebol?
Mencionaremos agora os movimentos ou regras que não são permitidos no handebol:
- Tocar com os pés: os pés são a única parte do corpo que não pode tocar a bola, com exceção do goleiro quando estiver dentro da área.
- Mover-se mais de 3 passos: em nenhum caso um jogador pode se mover mais de 3 passos sem fazer um passe ou tocar a bola. A única maneira de fazer isso é driblar ou driblar a bola, semelhante ao basquete.
- Contato físico: contato físico agressivo, empurrar, empurrar, agarrar ou bater é estritamente proibido.
- Número de jogadores: não pode haver mais de 7 jogadores no campo de jogo a qualquer momento.
- Arremessar deliberadamente a bola sobre as linhas laterais ou a linha do gol para fora do gol.
Conclusão
Para concluir, sobre o que é permitido no handebol, já mencionamos que há um conjunto de regras determinadas pelas associações profissionais de handebol que devem ser seguidas por jogadores, técnicos e árbitros para garantir o desenvolvimento de um jogo justo e seguro, conforme mencionado acima.
Os jogadores em quadra têm permissão para arremessar, passar, driblar, bloquear e recuperar a bola, enquanto toques com os pés, transferências, passos excessivos, contato físico e faltas são proibidos.
Um ponto importante a ser mencionado sobre o que é permitido no handebol, é que o goleiro tem um conjunto particular de regras. Ele tem permissão para tocar a bola com os pés, desde que esteja dentro de sua área, para impedir um chute. Outro movimento que ele pode fazer é sair da área do gol para participar de uma jogada ou para pegar uma bola que esteja fora da área do gol.
Para saber o que é permitido no handebol e o que não é, é importante conhecer as regras e aplicá-las corretamente para desfrutar desse esporte emocionante.